7 de junho de 2010

Usar um LMS – Vantagens e Limitações

As tecnologias fazem hoje parte do nosso quotidiano grande parte delas desempenham um importante papel no processo de ensino-aprendizagem, sendo por issa a educação um campo fértil para o seu uso.
A educação a distância ocorre em ambientes virtuais de aprendizagem, também designados de LMS (LearningManagement System) ou plataformas de aprendizagem.
Podemos definir os LMS, como um sistema de gestão de aprendizagens desenvolvidos sobre uma metodologia pedagógica, que auxiliam a promoção do ensino/aprendizagem virtual ou semi- presencial.
Estes sistemas integram o recurso a diversas actividades e ferramentas de avaliação, ou seja, incluem distribuição de ficheiros, de trabalhos, canais de comunicação (síncrona e assincrona) e recursos para atribuição de classificações. Estas ferramentas fornecem ao professor muitas formas para construir, distribuir e compilar a informação de forma rápida e fácil.
Um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) agrega diferentes ferramentas e funcionalidades, que permitem e promovem a interacção, a partilha de trabalhos, de dúvidas e reflexões, elementos que potenciam a colaboração e a construção conjunta de conhecimentos.
A facilidade com que se usam, a flexibilidade que permitem, a privacidade e segurança que oferecem, podem ser apontadas como as principais vantagens.
A gestão destes espaços requer conhecimentos técnicos e a percepção de aspectos fundamentais a que obedece a implementação de um curso a distância.
Assim, quando se pretende planear um módulo de aprendizagem online devem definir-se as tecnologias implementar, tendo em atenção:

- aos objectivos se esperam alcançar?
- que tipo de interações se pretende?
- que instrumentos de avaliação escolher?




Bibliografia:

Carvalho, A. M. (2007) - Rentabilizar a Internet no Ensino Básico e Secundário: dos Recursos e Ferramentas Online aos LMS – acessível em:

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