6 de junho de 2010

O ensino num contexto de aprendizagem online

A aprendizagem num ambiente virtual (online) é identica à aprendizagem realizada em contextos presenciais, no entanto o “medium online” tem caracteristicas mais atractivas.A internet permite flexibilidade de espaço e tempo, a aprendizagem ocorre em qualquer lugar, a qualquer hora, inclui conteúdos em diversos formatos (audio, video, texto) que podem ser criados e disponibilizados por professores e alunos.Através da utilização de ferramentas de comunicação síncronas e/ou assíncronas possibilitam uma grande interactividade entre alunos e entre estes e o professor. Garison, Anderson e Archer desenvolveram um modelo de aprendizagem online, a que chamaram “comunidade de aprendizagem", referem que para criar um ambiente de aprendizagem virtual eficaz são necessários três presenças fundamentais:


Presença cognitiva – o desenvolvimento de capacidades baseia-se na reflexão critica através do estudo dos conteúdos;
Presença Social – mede a participação dos alunos em contextos virtuais. Este modelo está intimamente ligado ao meio e aos que nele participam. A criação de um clima agradável permite que os alunos exprimam, partilhem as suas ideias;
Presença de ensino – este modelo traduz-se por uma participação activa e no desempenho por parte do professor.

Assim, cabe ao professor:

* Conceber e organizar um ambiente de aprendizagem antes da criação de uma comunidade;
* Implementar actividades que estimulem a interactividade, as discussões entre alunos e entre o professor, quer seja individualmente ou em grupo;
* O papel do professor ultrapassa o de facilitador/moderador das aprendizagens e pode assumir a forma de instrução directa.

São três as componentes cruciais da presença de ensino:

* Concepção e organização
* Facilitar o discurso
* Instruçãso directa

A interacção, participação e a colaboração são fundamentais no processo de ensino- aprendizagem numa comunidade online, mas nada disto surge expontaneamente, é preciso motivar e incentivar os alunos, não basta criar redes é preciso criar redes de aprendizagem. Ao comunicar os alunos ajudam-se mutuamente, é nesta interacção pessoal e social que reside a apropriação de conhecimentos.


Bibliografia acessível em:

Sem comentários:

Enviar um comentário