5 de junho de 2010

O processo de construção da presença do professor

Salmon (2000) desenvolve uma análise interessante do papel do e-professor nos contextos online. Para a autora a função do professor vai-se alterando à medida que o curso prossegue e distingue 5 níveis:
Acesso e Motivação: dá indicações sobre o funcionamento do curso, é neste nível que o professor dá as boas vindas aos estudantes, oferece o seu apoio, encoraja-os a participar regularmente, com o objectivo de desenvolver neles a confiança necessária.
Socialização: desenvolvimento da empatia e coesão do grupo.A empatia desenvolvida neste nível funciona como um pré-requisito para o curso e para discussões relacionadas com o conhecimento interpessoal.
Partilha de Informação: encorajar todos os participantes a participar nas discussões dos conteúdos que foram disponibilizados. Neste nível o professor deve facilitar, apoiar e orientar os estudantes na gestão e apreensão dos conteúdos e avaliar se as estratégias que utilizam são as mais adequadas.
Construção do conhecimento: encorajar a interacção dos estudantes com os seus pares, fazer ligações com a aprendizagem em curso, gerir conflitos e dar feedback, deve agora reduzir a sua intervenção e criar condições para a construção do conhecimento.
Desenvolvimento: neste nível os estudantes são responsáveis pela sua própria aprendizagem através das oportunidades criadas, necessitam de pouco apoio para além do que já lhes foi disponibilizado.
A aprendizagem é um processo que se constrói a partir das experiências dos estudantes, a função do Professor é fornecer aos alunos a caixa de ferramentas teóricas que lhes permita construir esses conhecimentos.
Bibliografia acessível em:

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